Veja álbum de viagem da locomotiva que comandará o Trem Republicano em SP

A transferência da locomotiva diesel de Campinas para Itu, onde fará parte do Trem Republicano, foi marcada por celebrações de integrantes de movimentos de preservação ferroviária devido ao surgimento de uma nova rota ferroviária em São Paulo.
A locomotiva chegou a Itu nesta segunda-feira (9) e será responsável por conduzir o trem, que terá três carros de passageiros e tem previsão de iniciar em 20 de dezembro as operações entre a cidade e Salto.
A viagem das garagens da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) em Campinas até Itu foi acompanhada por Vanderlei Antonio Zago, um dos maiores entusiastas da preservação ferroviária no país.
São dele as imagens que compõem a galeria abaixo, que mostra como foi a viagem de 52 quilômetros entre as duas cidades do interior paulista.
A operação do trem, cuja história se arrastava havia 15 anos, será feita por meio de uma parceria entre a Serra Verde Express, que já opera a maior rota turística do país, entre Curitiba e Morretes, na serra do mar paranaense, e a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
Além da locomotiva que viajou entre as cidades paulistas, já chegou a Itu um carro de passageiros da empresa que deixou a capital do Paraná para fazer parte da composição. Outros dois são aguardados.
Uma segunda locomotiva será levada para a cidade, também da associação, para que trabalhe em revezamento na operação, segundo Helio Gazetta Filho, diretor administrativo da ABPF.