Sul do país ganha operação de trem de passageiros entre Morretes e Antonina
Uma nova rota ferroviária ligando duas cidades paranaenses foi inaugurada neste final de semana, tracionada por uma locomotiva fabricada em 1884, uma das mais antigas em operação no país.
Com um trajeto de 16 quilômetros em meio a áreas de mata atlântica e manguezais, o Trem Caiçara passou a operar entre Morretes e Antonina. Com isso, agora é possível ao turista que está em Curitiba chegar a Antonina utilizando dois trens.
O trem operava em fase de testes desde setembro, mas foi inaugurado oficialmente na última sexta-feira (20) e tem capacidade operacional de transportar quatro carros de passageiros –menos que a média de outros trens turísticos no país.
Isso acontece devido à potência da maria-fumaça, que não conseguiria superar um forte trecho de subida existente no local caso transportasse mais vagões. A capacidade de transporte será ampliada quando houver a troca da locomotiva –por uma movida a diesel, por exemplo, que poderia levar no mínimo o dobro de vagões.
“A fase não é fácil, atrasamos mais de meio ano para a inauguração [devido à pandemia] e mesmo assim a preocupação com a Covid-19 está aí. Tivemos a fase de testes e ajustes, em seis finais de semana, para que pudéssemos iniciar oficialmente”, afirmou Marlon Ilg, diretor de relacionamentos e vice-presidente da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que será responsável pela operação do trem.
Morretes é o fim da linha de uma das principais rotas ferroviárias turísticas do país, a partir de Curitiba. A ABPF fez parceria com a Serra Verde Express, que opera o trem entre a capital e Morretes, o que permitirá a compra de pacotes para os dois roteiros, por exemplo. Elas já têm parceria no Trem Republicano, que deve iniciar as operações em dezembro no interior paulista.
“O turista poderá vir com o trem [de Curitiba] e embarcar na maria-fumaça em Morretes, para seguir a rota.” A estação da cidade é compartilhada pelas duas operadoras.
A maria-fumaça utilizada, segundo Ilg, foi comprada pela Estrada de Ferro Paraná em 1884 e atuou no trecho entre Paranaguá e Curitiba, transportando passageiros e mercadorias. Posteriormente, foi utilizada no trecho Morretes-Antonina.
Com a pandemia, a capacidade de passageiros foi reduzida pela metade. Assim, dos 130 lugares disponíveis nos carros, apenas 65 estão em uso.
Os roteiros custam R$ 60 (só ida), R$ 75 (ida de trem e volta de ônibus) e R$ 110 (ida e volta de trem).
As viagens, que duram cerca de uma hora, acontecerão aos sábados e domingos, em baixa temporada. Em dezembro e janeiro, serão oferecidas de sexta a domingo, com dois horários em cada dia.
A partir de Antonina, os trens sairão às 9h30 e 14h30, enquanto no sentido inverso as partidas acontecerão às 11h e 16h. Consulte eventuais mudanças no site da ABPF Sul.
O anúncio da nova rota foi feito no ano passado pelo governo do estado, que fez um acordo com a concessionária Rumo para a revitalização da linha férrea entre as duas cidades.
Além das obras para a ligação de 16 quilômetros entre as estações das duas cidades, foi inaugurada em 2019 a restauração da estação ferroviária de Antonina, cuja construção data de 1916.