Por pouco, carro escapa de batida com trem, mostra vídeo de concessionária

Acidentes envolvendo composições ferroviárias e veículos são, infelizmente, mais comuns do que se imagina no país.

Por conta desses acidentes, a concessionária MRS, que administra  1.643 quilômetros de trilhos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, lançou uma campanha de conscientização dos motoristas que mostra dois episódios que quase culminaram em acidentes ferroviários.

Veja, no vídeo abaixo, o momento em que um carro cruza irregularmente a via férrea e quase é atingido por uma composição.

O vídeo que mostra o veículo branco foi registrado por uma câmera de segurança de passagem em nível em Juiz de Fora (MG), da malha da concessionária.

Os acidentes ferroviários registrados em todo o ano passado na área de concessão da MRS Logística apresentaram alta de 4% em comparação com o ano anterior, com crescimento no Rio de Janeiro e em Minas Gerais e queda em São Paulo.

De acordo com os dados da concessionária, foram registrados 103 acidentes nos três estados em que ela atua, incluindo atropelamentos e batidas em trechos onde o acesso de pedestres e veículos é proibido ou ainda em passagens em nível ao longo do trecho ferroviário.

Desses registros, 48 envolveram veículos e 55 foram resultantes de atropelamentos. Em 2019, houve 99 acidentes no total.

O total de atropelados caiu 27,6% (de 76 para 55), enquanto os acidentes envolvendo veículos mais do que dobraram, subindo de 23 para 48 entre 2019 e o ano passado.