Acervo de associação inclui locomotivas fabricadas entre 1891 e 1968; conheça

Há máquinas para todos os gostos, da boa e velha maria-fumaça fabricada ainda no século 19 a uma pequena locomotiva diesel-mecânica, passando pelas elétricas, que se notabilizaram na EFS (Estrada de Ferro Sorocabana).

O acervo do Centro de Memória Ferroviária mantido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária foi aberto para visitação controlada neste sábado (1), em Sorocaba, no interior paulista, exibindo aos frequentadores um acervo variado de locomotivas e vagões que foram recuperados nos últimos anos e escaparam de virar sucata.

A clássica maria-fumaça é uma locomotiva Baldwin, de número 58 e fabricada em 1891, que atendeu a Sorocabana, enquanto outra, mais moderna, é elétrica, foi produzida em 1948 pela General Eletric e leva o número 2041.

São só dois exemplos de uma coleção que contempla ainda outras cinco locomotivas: diesel-mecânica Whitcomb (1942), diesel-elétricas GE/Caterpillar e GE/Cooper Bessemer (1948), LEW (1968) e elétrica Westinghouse (1948), além de carros de passageiros de luxo ou superluxo fabricados entre 1951 e 1963 para operação na Sorocabana.

A manutenção e conservação da número 58 ocorre por meio de parceria da associação com a Prefeitura de Sorocaba.

A Whitcomb, de 1942, chama a atenção pelo tamanho, muito diferente do habitualmente imaginado de uma locomotiva. Pequena, ela será como apoio operacional à maria-fumaça 58 no futuro Trem dos Operários, que percorrerá o trecho entre Sorocaba e Votorantim.

A locomotiva, que pertenceu no passado à própria Estrada de Ferro Sorocabana, foi restaurada após 18 meses de trabalhos, depois de a entidade receber patrocínio de uma empresa fornecedora de componentes, rolamentos e sistemas de alta precisão.

Já a maria-fumaça 58 foi colocada nos trilhos em caráter experimental em 2018, percorrendo trecho de um quilômetro.

Quando o trem entre Sorocaba e Votorantim estiver em operação, ela, que completou neste mês de abril 130 anos de fabricação, fará um trajeto de sete quilômetros entre as cidades.

Essas máquinas ficaram expostas ao público neste sábado, para visitação monitorada, em celebração ao Dia do Ferroviário (30 de abril), na estação Paula Souza.

A estação era o ponto inicial da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim e foi inaugurada em 1922. Ela abriga as locomotivas e carros de passageiros já restaurados ou que estão à espera de restauro, que é feito por voluntários.

Por conta da pandemia, a visitação foi limitada em 25% da capacidade do espaço. Informações sobre o acervo podem ser obtidas pelo e-mail mpfsorocabana@gmail.com.

A Sorocabana foi eletrificada em dezembro de 1944, o que foi algo notável para a época, por substituir o óleo diesel e a lenha pela eletricidade como propulsora de suas locomotivas. A ferrovia foi inaugurada em 1875.

O sistema operou por 55 anos, até que, em 1999, as locomotivas elétricas foram trocadas por diesel após o leilão feito pelo governo federal que resultou na desestatização da malha da já extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.).