Em meio à fase vermelha da Covid-19, RS terá trem de Natal com limite de turistas

O anúncio de que o Rio Grande do Sul está vivendo uma segunda onda de Covid-19 e, por isso, todas as regiões do estado estão sob bandeira vermelha, deverá fazer com que o Trem do Vinho opere com capacidade ainda mais reduzida a partir da próxima semana, num período em que o serviço tem alta devido à programação especial de Natal.

Neste sábado (28) começa a programação natalina na rota que envolve Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, na serra gaúcha, com roteiro noturno que inclui decoração iluminada no trem e degustações.

A afirmação sobre a pandemia foi feita nesta sexta-feira (27) pelo governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), ao anunciar que, segundo mapa preliminar, todas as regiões estão sob risco alto para a doença. Elas ainda podem recorrer da classificação, que passará a valer a partir de terça-feira (1º).

Hoje na bandeira laranja, a rota do Trem do Vinho opera com 50% da capacidade dos carros de passageiros, mas terá de reduzir para 25% se a nova classificação do governo não for revertida até segunda-feira (30), segundo Susana Giordani, diretora da Giordani Turismo, que opera o trem turístico.

“Todos estão tentando reverter. Para nós, seria importante para que a operação possa prosseguir com 50% de ocupação, e não recuar para metade disso”, disse.

Segundo ela, o anúncio do governo ocorre num momento em que tem havido mais procura de passageiros pelo serviço. Neste sábado começa a operar o trem especial de Natal, à noite, com locomotiva e vagões decorados com luzes coloridas. O roteiro irá se repetir nos dias 5, 12 e 19 de dezembro.

“A procura tem sido boa, as pessoas estão ansiosas para sair, para passear. Aumentamos o número de passeios, agora fazemos de terça a domingo, além dos trens especiais de Natal”, afirmou.

Caso a determinação do governo estadual não seja revertida, é possível manter a atividade com apenas 25% dos passageiros, de acordo com a diretora, mas para atender quem está hospedado na região.

“A gente faz para poder atender, tem quem quer passear. E estamos enxugando os custos ao máximo para poder operacionalizar o trem.”

O passeio de Natal, chamado Natal Sobre Trilhos, custa a partir de R$ 223, dura cerca de três horas e meia e inclui degustação de prato típico, vinhos e suco e atrações musicais. A maria-fumaça do Trem do Vinho opera com sete carros de passageiros.

Quando fez o anúncio da reclassificação no estado, o governador disse que se tratava de um alerta, “na mesma direção do que está acontecendo em outros estados do Brasil”. “Estamos, de fato, vivendo uma segunda onda de coronavírus aqui no Rio Grande do Sul, como outras regiões estão vivendo”, disse.

O governador afirmou que se reunirá com municípios para adotar protocolos para a ”economia continuar girando”, mas também chamando todos à responsabilidade para evitar o agravamento da pandemia.

O Rio Grande do Sul registrou até esta sexta 6.725 mortes por Covid-19 e 311.12 casos confirmados, com 80,8% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados.