Nova rota de trem turístico entre Salto e Itu iniciará operações em dezembro

Quinze anos após o início do projeto do Trem Republicano, a rota ferroviária entre Salto e Itu, no interior de São Paulo, entrará em operação a partir de dezembro.

Depois de tentar obter uma locomotiva para operar por conta própria –o que gerou até embate com Ribeirão Preto–, o consórcio intermunicipal do trem decidiu publicar um edital de concorrência para concessão da ferrovia entre as duas cidades por 15 anos. Ambas são estâncias turísticas.

A vencedora foi a Serra Verde Express, que já opera o trecho entre Curitiba e Morretes, na serra do mar paranaense, um dos roteiros ferroviários mais visitados por turistas no país. O contrato será assinado na tarde desta terça-feira (4), em Salto.

A operação, segundo o diretor-presidente da Serra Verde, Adonai Aires de Arruda, será exclusivamente turística e a previsão é de circulação diária, com duas viagens em dias úteis e três aos finais de semana. A rota entre os dois municípios tem 7,6 quilômetros em cada trecho, percorrido em 45 minutos de viagem.

O empresário afirmou que a empresa se interessou pelo mercado paulista pelo fato de o estado ser o pulmão da economia do país e ter forte vocação para o turismo ferroviário.

A locomotiva que vai operar o trecho será composta por três vagões –sendo um carro boutique, um turístico e um econômico, que transportarão até 136 passageiros por viagem.

Trilhos implantados entre Salto e Itu, para a operação do Trem Republicano (Divulgação)
Trilhos implantados entre Salto e Itu, para a operação do Trem Republicano (Divulgação)

Arruda afirmou ainda que um trecho de cerca de 500 m que está em obras tem previsão de finalização em 10 de outubro e, em seguida, passará por vistoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Depois, o trem iniciará as etapas de testes.

“Se tudo correr como planejado já teremos o trem operando no mês de dezembro”, afirmou.

Segundo o consórcio, a ideia do Trem Republicano surgiu em 2005, a partir de um seminário ocorrido no Rio de Janeiro, e dois anos depois foi conquistada a primeira vitória, quando a rodovia Engenheiro Herculano Godoy Passos foi construída deixando uma passagem sob ela para o trem.

O consórcio foi criado oficialmente em 2008, quando as prefeituras conseguem verba de R$ 4 milhões do Ministério do Turismo para a sua execução. Em 2010, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) concedeu os trilhos para a execução de sete quilômetros de ferrovia, ligando as duas estações ferroviárias.

A antiga estação ferroviária de Salto, que integra a rota do trem entre a cidade e Itu (Reprodução)
A antiga estação ferroviária de Salto, que integra a rota do trem entre a cidade e Itu (Reprodução)

Uma empresa chegou a construir dois quilômetros dos sete entre as duas cidades, mas as obras pararam em 2012 devido ao atraso no repasse da verba federal e a contratada desistiu do projeto.

Já em 2014, uma nova licitação foi feita para contratar outra empresa e, no mesmo ano, começaram as reformas das duas estações ferroviárias.

Uma nova paralisação ocorreu em 2016, com a falta de novos repasses financeiros, e a construção foi retomada em 2018. Agora, se não houver nenhum percalço, a temporada de verão será marcada nas duas cidades turísticas pela nova operação ferroviária, que se soma às já existentes no interior, como o Trem de Guararema e a maria-fumaça Campinas-Jaguariúna.