Com coronavírus, total de passageiros cai até 35% em trens no Rio de Janeiro

Em dois dias, os trens do Rio de Janeiro deixaram de transportar 212 mil passageiros devido ao novo coronavírus, conforme levantamento da Supervia, concessionária do sistema ferroviário.

Segunda-feira (16) foi, segundo a empresa, o primeiro dia de redução de demanda, com 76 mil passageiros a menos transportados até as 16h, o que corresponde a 20% do movimento habitual para o dia da semana. A queda é reflexo das recomendações governamentais de evitar sair às ruas e, assim, diminuir a propagação do coronavírus.

Já nesta terça-feira (17), no mesmo intervalo, a redução se acentuou e chegou a 35%, com cerca de 136 mil embarques a menos que a média para o dia.

De acordo com a Supervia, a redução ocorreu em todos os ramais, mas foi maior entre as gratuidades, concedidas a estudantes, idosos e pessoas com deficiência.

Idosos são os mais vulneráveis ao coronavírus, enquanto os estudantes estão sem aula ou com restrições em todos os estados do país.

De acordo com a Supervia, medidas especiais foram adotadas para higienização dos trens antes das partidas na estação Central do Brasil. Foram contratados profissionais para aplicar álcool líquido 70% em bagageiros, balaústres e nas alças pega-mão, nos momentos em que os trens estão vazios e com as portas abertas.

Eles estão atuando diariamente com o efetivo normal da empresa, que faz limpeza dos bancos e do chão dos trens nas estações terminais. Nas estações com maior fluxo de passageiros, há limpeza extra em catracas e validadores.

A Supervia é concessionária do sistema desde 1998, tem cerca de 200 trens, opera 270 quilômetros de malha ferroviária e emprega 4.000 pessoas, entre vagas diretas (2.500) e indiretas (1.500). Atua em 12 municípios do Rio de Janeiro e chegou a transportar mais de 650 mil passageiros em dias úteis, mas viu o total cair nos últimos anos.

TREM TURÍSTICO CANCELADO

Já em São Paulo, a pandemia do novo coronavírus foi responsável, também, pelo cancelamento das operações do Expresso Turístico, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), desde o último domingo (15).

A suspensão das viagens é por tempo indeterminado. Usuários que compraram passagens antes de o serviço ter sido suspenso poderá optar pelo reembolso ou pela remarcação das viagens –quando elas forem retomadas.