Locomotiva rara é arrematada em leilão e reforça acervo de associação em SP
Cada uma das antigas locomotivas, por si só, já pode ser considerada raridade, devido ao descaso histórico do poder público e ao sucateamento que marcou o setor a partir do declínio das ferrovias no país.
Mas imagine uma locomotiva que, quando fabricada, tinha apenas outros dois exemplares iguais.
Colocada à venda num leilão, essa locomotiva despertou o interesse de uma associação, que a comprou devido à sua relevância histórica e por ter condições de ser colocada em uso após reformas.
A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) adquiriu, por meio de sua regional do Sul de Minas Gerais, a locomotiva GE 9380, que pertencia à empresa Fiagril, por cerca de R$ 150 mil no leilão, incluindo taxas e outros custos.
A locomotiva está em Araraquara (a 273 km de São Paulo) e talvez terá de ser transportada até Cruzeiro (a 219 km de São Paulo), onde a ABPF mantém uma de suas oficinas.
A locomotiva diesel-elétrica tem um histórico –literal– de viagens em sua trajetória. Embora não seja tão antiga como outras máquinas em operação nos trilhos turísticos do país, já passou por vários donos desde sua produção, em 1978.
Fabricadas para a Hamersley Iron Railroad, da Austrália, as três unidades feitas foram usadas naquele país até 1997, quando foram substituídas por máquinas mais modernas.
No ano seguinte, foram para os EUA, primeiro alugadas para uma empresa e, em 2006, os exemplares tomaram caminhos diferentes: uma foi vendida para a Minnesota Commercial Railroad, enquanto as outras duas foram compradas pela brasileira Fiagril e usadas no trecho concedido à Brasil Ferrovias –depois ALL (América Latina Logística), hoje Rumo.
A locomotiva foi utilizada até o ano passado, quando, de acordo com a nova compradora, foi devolvida ao antigo dono, que a levou a leilão em setembro.
“Tem reparos a serem feitos no motor, mas para o porte da locomotiva não é tanta coisa. É bem mais simples que muitas que a gente já encarou”, disse Bruno Crivelari Sanches, presidente da ABPF.
A associação busca parcerias para já reformar a locomotiva em Araraquara mesmo e levá-la em condições operacionais para ser utilizada no Trem de Guararema, mantido pelo braço do sul de Minas da ABPF.
Se não for possível, aí sim irá para as oficinas em Cruzeiro. Ela deverá ser utilizada como auxílio às operações em Guararema e também participar de eventos, como encontros de ferromodelismo, por exemplo.
AS OUTRAS MÁQUINAS
Além da locomotiva 9380, número de registro no Brasil, a 9381 também veio para o Brasil e, em 2007, a ALL a transferiu para a MRS Logística, em troca de outra máquina. Na empresa, ganhou a numeração 3749 e segue em atividade.
Já a unidade que foi vendida à Minnesota Commercial foi retirada de circulação e está guardada em um pátio, aguardando um destino.