Viagem no tempo: a locomotiva elétrica que desbravava o interior de São Paulo

Os mais novos talvez não saibam, mas por 26 anos São Paulo teve uma empresa responsável por suas ferrovias, a Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A.).
A imagem acima é de uma locomotiva que pertenceu à estatal e transportava passageiros no interior do estado. Foi feita em Louveira, antes de partir para Vinhedo, na década de 1990, período em que a Fepasa já definhava.
A empresa foi incorporada pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) em 1998 e, em seguida, concedida à iniciativa privada.
A locomotiva 6378 ainda resistiu mais um ano, mas em 1999, quando trechos da extinta Fepasa já se chamavam Ferroban (1998-2002), ela e outras de sua série foram desativadas.
As V8 eram locomotivas elétricas fabricadas pela General Electric entre 1940 e 1948. As sobreviventes, de uma série que não chegou a 40 unidades produzidas, sofreram com vandalismo e falta de manutenção. Membros de associações de preservação afirmam existir cinco unidades espalhadas pelo estado.

O blog já publicou outras imagens do passado ferroviário do país, como a maria-fumaça 232 MRV, que pertenceu à extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.). Veja outras imagens aqui.