Viagem no tempo: a locomotiva 232 da extinta Rede Ferroviária Federal

A locomotiva a vapor da imagem, uma maria-fumaça, é a 232 MRV e pertenceu à extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.).

A rede ferroviária foi uma sociedade de economia mista controlada pelo governo federal, vinculada ao Ministério dos Transportes, e que existiu entre 1957 e 1998, quando seus ativos foram concedidos à iniciativa privada –para empresas como Ferroban (1998-2002) e América Latina Logística, a ALL (1999-2015). Apesar disso, a RFFSA só foi extinta por meio de uma medida provisória de 2007.

A imagem foi feita em Cruzeiro (SP), antes de a locomotiva ser resgatada para passar por restauração nas oficinas da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Atualmente ela está em operação em Apiúna (SC), em trecho da extinta EFSC (Estrada de Ferro Santa Catarina) –que surgiu em 1909 e foi desativada em 1971. A EFSC foi uma das 18 companhias ferroviárias que foram incorporadas à RFFSA quando de seu surgimento.

Antiga estação da Barra Funda em 1964 (Arquivo Público do Estado)

O blog já publicou outras imagens do passado ferroviário do país, como a antiga estação Barra Funda, na capital. Veja outras imagens aqui.