Locomotiva é restaurada e exibida ao público em Sorocaba; veja como ficou

Uma locomotiva elétrica Westinghouse foi restaurada e aberta à visitação pública em Sorocaba, em alusão à comemoração dos 75 anos do surgimento da tração elétrica da Estrada de Ferro Sorocabana.

Parte do acervo do Movimento de Preservação Ferroviária, a locomotiva foi restaurada esteticamente por meio de uma parceria entre a entidade, a associação de engenheiros e arquitetos e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que é o dono legal do trem.

De acordo com Eric Mantuan, presidente da associação ferroviária, a locomotiva foi produzida em 1948 nos EUA, com equipamentos elétricos da Westinghouse e componentes mecânicos fabricados pela General Eletric.

Ela é uma das 46 locomotivas elétricas que foram adquiridas pela Estrada de Ferro Sorocabana entre 1943 e 1948 de um consórcio que reunia as duas gigantes norte-americanas. O objetivo era eletrificar a malha ferroviária entre a estação Júlio Prestes, na capital, e Bernardino de Campos.

A exposição, no Centro de Memória Ferroviária, faz parte da celebração dos 75 anos da eletrificação da estrada de ferro, que foi inaugurada oficialmente em 8 de dezembro de 1944.

Locomotiva restaurada, vista a partir de um carro de passageiros (Vanderlei Antonio Zago)