Trem é grafitado na virada do ano no interior de São Paulo
Um histórico carro de passageiros estacionado na estação Carlos Gomes, em Campinas, foi alvo de grafiteiros durante o feriado prolongado de Ano Novo.
O vagão, pertencente à ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), foi grafitado entre segunda-feira (31) e terça-feira (1), dias em que não é operado na rota turística entre Campinas e Jaguariúna.
No passado, o histórico vagão era da CMEF (Companhia Mogiana de Estradas de Ferro), companhia surgida no século 19 e que foi uma das incorporadas pelo estado para a criação da Fepasa, em 1971.
De acordo com Maurício Polli, membro da associação, apenas um carro foi alvo do grafite e já está passando por limpeza, para ser recolocado em operação.
CAPITAL
Não é a primeira vez que grafiteiros atacaram vagões ferroviários em São Paulo.
Em dezembro, toda a extensão de um dos trens do metrô da capital amanheceu tomada por grafites.
A ação aconteceu no pátio de Tamanduateí, ligado à linha 2-verde, na Vila Independência, zona sul da capital paulista. Funcionários da empresa registraram um boletim de ocorrência na Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano) assim que identificaram a atividade.
A composição passou por uma perícia técnica policial, foi retirada de circulação no mesmo dia e passou por limpeza antes de ser recolocada em operação.
Quem for pego praticando ato de vandalismo pode ser condenado entre três meses e um ano de prisão.