Veja imagens de trens natalinos no país

Cada um enfeitado à sua maneira, operando à noite ou de dia, com ou sem Papai Noel… Ferrovias brasileiras receberam desde o mês passado uma série de trens preparados para as festas de final de ano. Um deles seguirá decorado até o início de 2019.

Na Baixada Santista, uma das composições do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) circula desde o dia 9 com decoração natalina.

O veículo opera no trecho Barreiros-Porto com cerca de 4.500 lâmpadas de led em seu lado externo.

As luzes natalinas estarão no VLT até o início de 2019, segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

VLT da Baixada Santista, que vai circular até janeiro com iluminação especial (Divulgação)

No Sul do país, Mafra (SC) foi uma das cidades que receberam um trem de Natal com maria-fumaça e vagões iluminados, parceria da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) com a concessionária Rumo.

O Trem de Natal também passou por Santa Maria (RS), entre outras localidades. Foi um trem para exibição, sem a venda de bilhetes.

Trem de Natal, que percorreu cidades do Sul do país (Divulgação)

Por meio da mesma parceria, o trem percorreu cidades paulistas, como São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Limeira, Americana, Campinas e Jundiaí, entre os dias 16 e o último sábado (22).

Ainda no interior paulista, a ABPF ofereceu o passeio noturno Expresso Noel, entre Campinas e Jaguariúna, com uma locomotiva diesel elétrica que levou nove carros de passageiros, com capacidade para transportar mais de 300 pessoas.

Já a Estrada de Ferro Campos do Jordão ofereceu o Trem do Papai Noel, com passeio em Campos do Jordão e Pindamonhangaba, em composições com decoração temática, distribuição de doces e a presença do Papai Noel.

Nesta terça-feira (25), fará ainda o Trem de Natal, em Pindamonhangaba (10h e 14h) e Campos do Jordão (15h02 e 16h02). Neste caso, sem o Papai Noel. Informações aqui.

Papai Noel em frente ao bonde da Estrada de Ferro Campos do Jordão (Divulgação)

Independentemente de celebrar ou não o Natal, que a noite desta segunda (24) seja agradável a todos.