São Paulo abre processo para estudar tombamento de 40 antigas locomotivas

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) abriu processo que pode resultar no tombamento de dezenas de antigas locomotivas elétricas, de vagões e de um complexo ferroviário no interior paulista.

Conforme sessão ordinária do último dia 27, 42 itens, a maioria locomotivas, passarão pelo estudo que pode resultar no tombamento. Com isso, até que os processos sejam concluídos –o que não tem prazo para ocorrer–, os bens teoricamente estão protegidos e não podem ser descaracterizados.

Desse total, 17 locomotivas pertenciam à Estrada de Ferro Sorocabana. Ao menos cinco dos itens devem ser destinados ao Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana, que já desenvolve um trabalho de recuperação. Um exemplo foi o restauro em cinco meses de um vagão que estava praticamente sucateado no pátio de Bauru.

As máquinas estão nos pátios do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), aguardando a viabilização de transporte até Sorocaba, segundo o presidente da associação, Eric Mantuan Cezar de Camargo.

O Condephaat ainda abriu processo para analisar a guarda definitiva de 21 locomotivas da extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro e 4 locomotivas da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Também foi aprovado pelo conselho o estudo de tombamento do conjunto ferroviário de Varnhagen, em Iperó, que compreende estação e imóveis que compunham a vila dos ferroviários.

As máquinas alvo de estudo de tombamento foram produzidas entre 1921 e 1984.