Ainda em operação, linha ferroviária da Mogiana pode abrigar ciclovia no interior

Ainda em operação, um ramal ferroviário da extinta CMEF (Companhia Mogiana de Estradas de Ferro) poderá dar lugar a uma linha turística entre duas cidades do interior paulista e suas margens abrigarem uma ciclovia.

A ferrovia entre as cidades de Águas da Prata e São João da Boa Vista fazia parte do chamado ramal de Caldas da Mogiana, inaugurado em 1886 com o objetivo de distribuir produtos das cidades vizinhas, incluindo Poços de Caldas (MG), para o restante de São Paulo.

O projeto inicial prevê que a faixa exclusiva para bicicletas seja criada exatamente ao lado da linha férrea, que hoje é operada pela concessionária VLI.

Mas, segundo o MPF (Ministério Público Federal), como a concessionária estuda diminuir ou mesmo suprimir a operação no trecho, pode surgir uma ferrovia turística entre Águas da Prata e São João, aproveitando os trilhos existentes.

Hoje, a VLI transporta especialmente minérios no trecho. Mas houve nos últimos anos redução da extração de bauxita em Poços de Caldas.

Conforme a proposta, o percurso da ciclovia seria entre as estações Águas da Prata e São João da Boa Vista, passando pela Bairro Alegre (também em São João). Todas pertenciam à Mogiana e, do trecho inicial ao final, a distância é de 13,04 quilômetros. A Águas da Prata foi tombada neste ano pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Há 42 anos nenhum passageiro utiliza a linha comercialmente –houve uma iniciativa turística no passado, mas ela não prosperou.

Estância hidromineral, Águas da Prata já é rota turística e recebe visitantes que também visitam Poços.

O MPF instaurou um procedimento para acompanhar a construção da ciclovia turística entre os dois municípios. Segundo o órgão, o objetivo é garantir o uso eficiente do dinheiro no projeto e a segurança dos ciclistas.

“A ciclofaixa pode ser um vetor de conservação do patrimônio ferroviário, caso a linha venha a ser desativada. E mesmo que o transporte de cargas continue em operação, a ciclovia desempenharia um papel importante para a segurança dos ciclistas, ao retirá-los da rodovia”, disse via assessoria o procurador Guilherme Rocha Göpfert, responsável pelo caso.

Uma reunião para discutir o tema ocorreu no último dia 16. Outra ocorrerá nas próximas semanas, envolvendo governo estadual, VLI, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e MPF.

OURO VERDE

A Mogiana foi uma das principais companhias ferroviárias do país. Fundada em 1872, tinha como objetivo principal transportar o “ouro verde” –como o café era chamado– das propriedades rurais de São Paulo e Minas Gerais até o porto de Santos.

Seu primeiro trecho foi inaugurado em 1875, entre Campinas e Jaguariúna. Operou até 1971, quando foi uma das companhias ferroviárias deficitárias que originaram a Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.).

A Mogiana abriu ramais ferroviários por 46 anos. O último deles foi o trecho até a mineira Passos, em 1921.