Em cinco meses, voluntários restauram vagão de trem sucateado; veja como ficou
O vagão deixou de percorrer a linha férrea em 1999, quando o transporte de passageiros foi extinto em seu ramal ferroviário. Ficou guardado por nove anos, em relativo estado de conservação, até que a concessionária que assumiu a linha resolveu tirá-lo de Sorocaba para ser levado para Bauru.
Dez anos depois, ele voltou para Sorocaba, mas totalmente destruído, para ser reconstruído por um grupo de voluntários. Em apenas cinco meses, o vagão foi restaurado –está em processo de acabamento– e será colocado nos trilhos para atender uma linha turística.
A transformação foi feita por membros de uma Oscip –alguns ex-ferroviários– ligada à preservação na cidade, que avalia que o vagão foi saqueado no período em que esteve abandonado.
“Devemos levar de 15 a 30 dias para que seja totalmente concluído. Mas já foi recuperado o salão interno de passageiros e restam alguns serviços de parte mecânica e confecção de portas e janelas”, disse o presidente da entidade, Eric Mantuan Cezar de Camargo.
A então concessionária ALL (América Latina Logística) decidiu há uma década levar locomotivas elétricas e carros de passageiros para Bauru, para organizar seu acervo e reduzir custos de manutenção dos vagões espalhados pela malha ferroviária.
“Tinha o compromisso de que os vagões seriam mantidos com vigilância, mas o que vimos foi o oposto. Ele ficou abandonado para ser saqueado por vândalos e foi trazido de volta no fim do ano passado em situação muito pior em relação a quando foi levado”, afirmou.
O vagão C-509 foi construído em 1951 nos EUA e, na Sorocabana, operava um trem de luxo entre São Paulo e Presidente Epitácio.
A Oscip está trabalhando na implantação de um trem turístico entre Sorocaba e Votorantim, num trecho que, quando concluído, terá oito quilômetros de extensão e será percorrido por uma maria-fumaça e seus vagões restaurados.
O chamado Trem dos Operários tem como objetivo resgatar a antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que teve sua primeira linha inaugurada em 1875.
Já há uma locomotiva disponível para o projeto, pertencente à prefeitura local e que foi reformada.
“Ou resgatamos e recuperamos hoje o que ainda tem ou daqui a pouco [os vagões restantes] estarão economicamente inviáveis. A destruição e a degradação tornam mais caro recuperar do que fazer um novo, se fosse possível.”
EXPERIMENTAL
Em setembro, o trem vai operar experimentalmente num trecho de 1,5 quilômetro que já foi recuperado.
A intenção é que ele esteja apto para percorrer os sete quilômetros previstos inicialmente até o final do ano que vem. Em seguida, um novo trecho de um quilômetro será incluído no trajeto, de acordo com Camargo.