Inaugurada por dom Pedro 2º, estação hoje abriga morcegos e corre risco de ruir
Aberta ao tráfego de trens em outubro de 1886 com muita festa e a presença do imperador dom Pedro 2º, a estação ferroviária Visconde de Parnaíba, em Jardinópolis (SP), hoje está, literalmente, no meio do nada.
Sem seus trilhos, ela está cercada por vegetação e lavouras de cana e serve como depósito e abrigo para morcegos num local distante do centro urbano.
Não há resquícios próximos a ela do trajeto que foi percorrido pelos trens da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro por mais de 80 anos e, na avaliação de um instituto ligado à preservação, o imóvel corre severo risco de desabamento devido à falta de manutenção.
A estação foi chamada inicialmente de Rio Pardo e construída em terras que pertenciam ao Visconde de Parnaíba –depois chamado de Conde de Parnaíba.
Projetada pelo engenheiro polonês Aleksander Brodowski, a estação na cidade vizinha a Ribeirão Preto recebeu a atual denominação dois anos após a inauguração, com o objetivo de não ser mais confundida com outra estação homônima, em São José do Rio Pardo.
Ela integrava a chamada Linha do Rio Grande, que em apenas dois anos já tinha chegado a Sacramento (MG), na estação Jaguara, que também está completamente abandonada.
Ela está fechada há 50 anos, desde fevereiro de 1968.
Há um ano, a Prefeitura de Jardinópolis iniciou discussões sobre a possibilidade de recuperar as três estações existentes na cidade –as outras duas são a Jurucê e a Entroncamento.
A intenção é construir um parque linear entre as estações, com ciclovias e recuperação da vegetação nativa.
Até agora, ao menos no que se refere às estações, o projeto não está em andamento.
“O problema está justamente nas estações. Elas são raridades arquitetônicas, especialmente Visconde de Parnaíba, e não vejo preocupação com o restauro no projeto em discussão”, disse Denis Esteves, presidente do Instituto do Trem e que participou das negociações com o governo local.
De acordo com ele, o maior risco é de desabamento da estação.
“A estação está péssima, ameaçando desabar. A Visconde de Parnaíba é linda e rara, praticamente a única que sobrou desse tipo na Mogiana. Ou a Mogiana demoliu para reconstruir uma maior, ou demoliu com o tempo [outras do gênero]. Ela tem rachadura na parede da frente, que está inclinando para o lado da plataforma e precisa de recuperação”, disse.